top of page

Como o terapeuta pode manter sua saúde mental para possibilitar seu trabalho como terapeuta?

Foto do escritor: Newton  PassosNewton Passos

Atualizado: 13 de mar.

A máxima: “Buscai e achareis”, é semelhante a esta outra: “Ajuda-te e o céu te ajudará”. É o princípio da lei do trabalho, e por conseguinte, da lei do progresso. Porque o progresso é o produto do trabalho, desde que é este que põe em ação as forças da inteligência.  

Consoante essa máxima: “Ajuda-te e o céu te ajudará”, vemos que antes de nós terapeutas ajudarmos alguém é preciso que estejamos preparados para essa ajuda, para entregarmos o melhor de nós mesmos na solução dos problemas do próximo... nossos clientes.

De forma similar, quando nos preparamos para voar numa aeronave, a tripulação nos ensina a colocarmos em nós mesmos a máscara de despressurização antes de ajudarmos qualquer outra pessoa, assim também, nós terapeutas precisamos manter nossa mente sadia e preparada para a performance daquilo que sabemos e podemos fazer em benefício daqueles que nos procuram.

Muitos são os cuidados que o terapeuta deve ter para manter sua saúde mental em equilíbrio, entretanto são as pequenas coisas que fazem toda a diferença, assim como uma bela casa é construída a partir de pequenas peças de tijolo rústico.

Posso afirmar com toda propriedade que a experiência me permite, que o terapeuta que mantém um passatempo (hobby), como uma atividade lucrativa ou não, que lhe traz prazer e relaxamento, estará no caminho certo de manter sua integridade mental e equilíbrio necessários para trabalhar na solução de problemas.

É assim que eu como hipnoterapeuta de uma clínica particular agora com   dezenas de clientes – onde muitos deles já alcançaram o alívio de distúrbios como depressão, ansiedade, traumas, pânico, dentre outros – tenho cuidado de mim mesmo em primeiro lugar, para depois oferecer um trabalho de hipnoterapia de qualidade.

É assim que a minha vida profissional está intercalada por períodos de atividades que considero lazer, onde “trabalho” naquilo que me traz distração, diversão, relaxamento e descanso mental.

Incentivado por uma vontade de adquirir conhecimento de forma auto didática, muitos passatempos surgiram permeando meus dias com aquilo que me deixa feliz. Como por exemplos, a Aromaterapia e mais recentemente, a Fitoterapia.

Especialmente a Aromaterapia que traz alegria não apenas para mim durante a manipulação dos óleos essenciais de fragrâncias incrivelmente deliciosas, mas para toda a minha família que divide comigo o pequeno espaço de nosso apartamento, muitas vezes, encima de nossa mesa de jantar, devidamente paramentada para receber as preparações, com pequenos frascos, gotejadores, misturadores, becker, erlenmeyer e provetas graduadas... 

Desse aprendizado fascinante, muitos produtos desenvolvidos e disputados por um público que ama óleos aromaterápicos faciais, para unhas, para o corpo, colônia pós barba, sabonetes em barra e líquido e ultimamente alguns perfumes inteiramente formulados com óleos essenciais e extratos de ervas aromáticas, estão no meu portifólio para se transformarem em um bom presente ou mesmo numa encomenda de minha próxima sessão de passatempo em casa...



 
 
 

Comments


bottom of page