Considerando que a hipnose é um processo de interiorização obtido pelo indivíduo em transe, e que o terapeuta apenas o guia pelos caminhos de seu inconsciente, é viável as sessões de hipnoterapia através da internet, utilizando plataformas de conexão seguras.
Nos atendimentos online, o terapeuta utiliza protocolos que garantem a conexão com o seu cliente, e os detalhes desse protocolo são acertados com antecedência, para que o processo de hipnose seja efetivo e seguro.
Os itens importantes para que a sessão de hipnose transcorra de forma eficiente incluem:
1 – Privacidade: É primordial que a hipnose não seja interrompida por pessoas ou animais, por chamadas e notificações de celulares, que devem ser sempre mantidos no modo Avião. Por essa razão, não se deve utilizar o celular como conexão entre o terapeuta e o cliente, através de chamada de vídeo Whatsapp, por exemplo. O local escolhido pelo cliente para ser atendido deve ter total privacidade, que impeça pessoas e animais de transitarem interrompendo a sessão. É recomendável que se mantenha a porta fechada e com um aviso informando o andamento da sessão de hipnoterapia.
2 – Intensidade do Sinal de Internet: É necessário que o sinal dentro do local onde será feita a sessão tenha intensidade suficiente para a conexão com qualidade de som e imagem. Por isso é preferível que o sinal seja a cabo ao invés de somente o Wi-Fi. No caso do uso de repetidores Wi-Fi, pode haver necessidade de se deixar a porta aberta do recinto da sessão, e assim requerer um maior cuidado para impedir a intromissão de outras pessoas e animais.
3 – Perda da Conexão de Internet: O sinal de internet deve ser estável, de modo que não haja quedas de conexão durante a sessão de hipnose. Assim, o cliente interessado no atendimento online deve cuidar para que o seu sinal de internet seja estável e não fique “caindo” com frequência incomum, o que pode inviabilizar completamente o atendimento. O hipnoterapeuta utiliza-se de sugestão hipnótica para que no caso de eventual perda da conexão além de determinado tempo, o cliente retorne com segurança do transe. Nesse caso, será necessário novo agendamento da sessão.
4 – Ensaios (Try-outs): As primeiras sessões online são sempre reservadas para os ajustes de conexão de internet, de configurações da plataforma e da conexão entre o hipnoterapeuta e cliente, em uma conversa de reconhecimento dos dois lados. Nessa oportunidade o hipnoterapeuta faz o acesso das informações (anamnese) do cliente, o que possibilitará o planejamento das abordagens hipnóticas do tratamento.

Comments